TDAH significa Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade.
Vários estudos realizados em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, estimam que o número total de casos varie entre 5% e 8% das crianças.Entre adultos,as taxas variam de 1,5% a 4%.
Só no Brasil, somando-se crianças, adolescentes e adultos, chegaremos a número de 3.723.607 pessoas portadoras de TDAH (pesquisa de IBGE em 2006).
O problema é que embora a medicina tenha se dedicado muito ao estudo deste transtorno, a grande maioria das pessoas sofre com seus sintomas e são mal compreendidos, rotulados muitas vezes como desatentas, “no mundo da lua”, distraídas, inquietas, desinteressadas, atrasadas, desobedientes e mais uma lista enorme de desagradáveis pré- julgamentos.
A tendência de pessoas com este transtorno ,que pode se arrastar pela vida toda de diferentes formas, é terem uma vida difícil , podendo passar por grandes problemas que variam bastante ,entre eles podemos citar: Problemas escolares, de comportamento, perda de emprego, baixa auto-estima, abuso de álcool e/ou drogas etc.
O TDAH ,quando diagnosticado, tem tratamento e a pessoa, assim que submetida a ele, começa a ter uma vida praticamente normal.
Este é um assunto de extrema importância para todos, para o portador, para a família, a escola e a sociedade como um todo. Por apresentar sintomas variados em diferentes faixas etárias, teremos que abordar este assunto por partes, as quais veremos nos próximos dias.
(Continua)...
Nenhum comentário:
Postar um comentário